terça-feira, 18 de março de 2014

DÉCOR: PAPEL DE PAREDE PARTE II

Eu prometi no último post e hoje eu venho trazer mais um pouco sobre Papel de Parede; as combinações, onde aplicar e como aplicar.

Pra começar vou falar alguns dos papéis de parede que são mais comuns no mercado: lisos, com relevo, craquelados, vinílicos, com detalhes cintilantes outros com brilho e até mesmo um papel de parede em relevo que você pode pintar depois que ele for aplicado na parede com a cor que quiser!


A aplicação do papel de parede pode ser um problema pra quem está começando, é preciso paciência e calma, mas também não é um bicho de sete cabeças, quer ver?


Vídeo: Revista Minha Casa - Designer Beatriz Giosa

Os papéis de parede vem normalmente com composições nos catálogos: 1 papel de parede principal e um ou mais desenhos que complementam esse papel. Algumas vezes não acontece e você precisa procurar outros papéis de parede que possam compor com ele, se for o seu gosto. Por exemplo, colocar um papel de parede mais neutro e sem muitos detalhes no corredor e outro na parede da sala, mesmo que eles forem dois papéis num espaço pequeno eles não vão "brigar" por atenção. A foto abaixo segue o exemplo de combinação no ambiente.


É legal quando você está começando a planejar você se colocar no lugar onde você queria que as pessoas vissem aquele papel de parede e se fizesse alguns questionamentos:

* Os outros objetos do ambiente vão brigar com o meu papel?
* O papel de parede que eu colocar no corredor ou numa outra parede vai interferir na visão da pessoa?
* Tem muita ou pouca informação no meu ambiente?

Dica: Se você é daquelas pessoas que se enjoa muito fácil de uma cor ou que está na dúvida em arriscar num tom mais vivo, opte por tons neutros e tons pastéis. Refletem o aconchego e se tornam detalhes do ambiente, além de não interferirem diretamente na escolha dos objetos de decoração.


Pra dar mais charme você pode escolher por dividir as paredes do ambiente no centro ou numa linha em que os móveis estejam alinhados e instalar um roda meio. Roda meios são materiais de poliestireno na cor branco, preto ou tom de madeira, assim como roda pés e roda tetos. Para instalar o roda meio é usado cola acrílica.


Um dos grandes medos de quem mora em cidades úmidas é o emboloramento do papel de parede em áreas úmidas. Por exemplo, quando eu dei a ideia de colocar o papel de parede em casa eu já alertei pro fato de como moramos numa cidade com clima úmido (tipo muuuuuito úmido) o papel vai criar aquelas bolinhas de ar e depois vão se abrir - o mesmo aconteceu com a tinta na parede.

No mercado hoje já existem papéis de paredes vinílicos e resistentes a umidades - ideais pra cozinhas e banheiros. Mas é legal você levar um profissional para avaliar se vale o investimento ou não. Eu já vi obras prontas onde o roda meio foi usado como divisor na parede e na área onde a umidade se instala foi aplicado uma tinta especial para umidade.

Enquanto fazia as pesquisas encontrei alguns ambientes lindos, onde o papel de parede roubou a cena e deu cara nova aos ambientes comum da nossa casa e resolvi compartilhar com vocês esses achados!










Bjbj!

Nenhum comentário:

Postar um comentário