sexta-feira, 9 de maio de 2014

DÉCOR: ILUMINAÇÃO PRA QUEM TE QUER

Uma das coisas que mais gosto na arquitetura é a capacidade de poder reinventar-se, assim como dizia uma professora minha "Na natureza nada se cria, tudo se transforma". Gosto de pensar que a arquitetura, assim como outras áreas do gênero, existe a prática da releitura de obras, materiais e costumes. Isso fica bem claro a cada dia que passa com as ideias novas que surge para um determinado segmento.

Com a iluminação é a mesmíssima coisa. Atualmente não existe uma restrição pra criação de novas ideias, todo mundo pode fazer suas próprias experiências e/ou fazer a releitura de outras. É comum hoje em dia a pessoa pesquisar na internet e encontrar essas ideias e aprimorá-las em casa. Claro, com o cuidado adequado e com um pouco de experiência no assunto tudo fica mais fácil; vai do nível de dificuldade que cada um possui e o conhecimento.

Enquanto eu pesquisava uma imagem no Pinterest para falar dos seus detalhes eu encontrei muitas ideias de iluminação e me encantei com o que as pessoas estão inventando por aí. Separei algumas dessas ideias pra dividir com vocês e quem sabe mais pra frente eu não faça um DIY aqui no blog? Estou bem animada! :)



A composição mais industrial vem ganhando cada vez mais espaço nas decorações, são paredes com tijolo aparente, ferragem e madeira aparentes e móveis rústicos. O tema varia com o cliente, mas a ideia é a mesma.



Quem trabalha com fotografia ou é apenas um grande admirador já sabe o que fazer com aquela máquina antiga que está guardada! <3



Eu não sou uma pessoa que "ataca" muito de cozinheira, mas me apaixonei pelo trabalho que fizeram nessas duas fotos. Tem um nível maior de dificuldade pra fazer, mas acredito que o resultado valha todo o trabalho. Como não se encantar, né?



Essas imagens entraram na minha lista de DIY. A última talvez seja a que requer mais trabalho, mas vale a pena. Sou apaixonada por moda e coisinhas vintage, tem aquele conforto e um charme todo único que cativa até mesmo quem não é muito fã desse estilo.



Quando vi as duas imagens na primeira vez pensei no trabalho que devia de dar pra fazer, mas na verdade é bem simples mesmo. Sabe aquele globo que tem nas papelarias pra vender? É só fazer o recorte que você deseja pra abertura da luz, recortar um buraco do lado oposto para o fio e encaixar a lâmpada por dentro. Talvez a dificuldade é ter um eletricista por perto pra ajudar na instalação, mas a montagem é totalmente artesanal e muito simples.




Aqui eu decidi colocar um pouco da iluminação artificial pelas lâmpadas e com velas e a composição de vários tipos de acrílico - e papel. A última foto já é bem conhecida  (como não lembrar das lanternas de Tangled?), foi usada inicialmente em festas e depois passou a aparecer na decoração dentro de casa. As outras opções com lâmpadas em vidros de conserva apareceram a pouco tempo e já caíram no gosto de muitos designers e arquitetos mundo a fora. Outra ideia bacana é utilizar lâmpadas que já não possuem mais uso ou garrafas de vidro e usar velas para iluminação, são uma boa pedida pra um evento pequeno e até mesmo os grandes - só tome cuidado com a colocação deles e aproveite!


Se vocês acharam que isso ainda é um pouco difícil, então dê uma olhadinha no vídeo que a Bruna Vieira fez dessa luminária linda e ponha a criatividade no modo "ON"!


Espero que tenham gostado do post de hoje. Deixem nos comentários o que vocês gostariam de ter em casa! :)


Bjbj!

3 comentários:

  1. Ah eu adorei tanto essas dicas de luminárias <3 Senti vontade de morar só e decorar meu quarto com todas as ideias que me agradaram <3
    Beijoss

    needfulglam.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito diferente essa roda de bicicleta no teto, nunca tinha visto. Eu gosto bastante de abajur, da um toque muito especial no ambiente, parece que deixa tudo aconchegante.

    http://www.cerejasnotopo.com

    ResponderExcluir
  3. Que linda essas iluminações, gostei a da câmera <3

    Beijos,
    www.Bikoti.com
    Twitter | Instagram

    ResponderExcluir